POR QUE FAZER PARTE DE UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL…

Jantar de Posse Ajorpeme
9 de março de 2018
Evento Jurídico da Facisc
16 de março de 2018

Por que fazer parte de uma associação comercial? Essa pergunta é muito comum entre os empreendedores que não conhecem a fundo o trabalho dessas instituições – e, por conta dessa falta de informações, ficam com muitas dúvidas e receosos de adentrar em uma associação comercial.

O principal motivo para essa resistência é a falta de compreensão do custo x benefício de ser um associado. Os novos empresários julgam não precisar de uma conta a pagar a mais ao final do mês. Já os empresários que estão há anos no mercado já chegaram tão longe sem contar com uma associação comercial, então, por que deveriam fazer isso agora?

Entretanto, é preciso levar em conta todas os benefícios de fazer parte de uma associação comercial. Assim como em qualquer aquisição feita por uma empresa, o importante é perceber um valor maior que o custo. E é isso que mostraremos a você neste artigo. Confira os maiores motivos para ingressar em uma associação comercial!

Por que existem as associações comerciais?

Uma associação comercial é uma organização que valoriza o coletivo, buscando dar aos empresários melhores condições de empreender e fortalecer o mercado local – ajudando, consequentemente, toda a comunidade.

Ou seja, o intuito da associação comercial é oferecer benefícios compartilhados aos seus associados, de modo que todos tenham as melhores condições de se desenvolver. Por isso, há uma preocupação com o desenvolvimento econômico e representação dos interesses dos empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais.

Isso tudo é alcançado através de uma série de acordos feitos entre seus associados, disponibilização de serviços e produtos de forma acessível, promoção de cursos e palestras, estímulo a trocas de experiência, compras em conjunto, fortalecimento das relações, entre outras ações.

Vantagens de fazer parte de uma associação comercial

Conforme já abordamos anteriormente, fazer parte de uma associação comercial traz uma série de vantagens para o empreendedor. Você sabe quais são elas? É isso o que veremos agora!

Possibilidade de networking

Por melhor que seja a situação da sua empresa, bons relacionamentos com outros empreendedores sempre podem resultar em diversas novas oportunidades de crescimento. Essa é a melhor forma de expandir o seu negócio e enfrentar os momentos de dificuldades.

O fomento ao networking é um dos principais propósitos de uma associação comercial, afinal de contas, a organização só existe por conta dos seus associados. A promoção de eventos para reunir os empresários e incentivar o diálogo é uma atividade muito comum nas associações comerciais.

Ganhe uma boa noção de mercado

A tomada de decisão de uma empresa deve ser sempre feita com muita cautela, levando em conta todos os fatores internos e externos. Muitas organizações acabam pensando apenas na sua realidade e esquecem de considerar o mercado em que estão inseridas.

As associações comerciais permitem que você tenha uma noção de mercado através do contato com outros empresários experientes, empresas concorrentes e dados sobre o mercado que são levantados pelas próprias associações. Dessa forma você poderá estar sempre bem informado a respeito das tendências, além de identificar novas ideias que podem ser utilizadas no seu negócio.

Tenha acesso a produtos e serviços

Imagine que a sua empresa resolva aderir à emissão da Nota Fiscal Eletrônica, mas não sabe como funciona os procedimentos e nem possui um software emissor. Você pode entrar em contato com a associação comercial e ter acesso a um emissor de NF-e com um ótimo valor para os associados, além de receber informações a respeito do seu funcionamento.

Os produtos e serviços oferecidos pelas associações comerciais a seus associados com um valor reduzido ou até mesmo de forma gratuita podem ser bastante variados. Assessoria jurídica, consultorias, treinamentos, workshops, palestras, serviço de proteção ao crédito, gestão de benefícios, certificado digital, acesso a crédito, entre outros.

O objetivo de uma associação comercial é sempre fornecer as melhores ferramentas para que o empreendedor possa desenvolver um bom trabalho na gestão da sua empresa.

Mais capacitação para os seus funcionários

Como acabamos de ver, um dos serviços oferecidos por uma associação comercial é o de capacitação. É muito comum a organização de eventos com o objetivo de transmitir informações: treinamentos, palestras, workshops, oficinas ou rodas de conversa.

Com isso você pode adquirir novos conhecimentos a respeito da gestão do seu negócio e também pode capacitar os seus funcionários em assuntos que sejam pertinentes para o desenvolvimento dos seus trabalhos.

Fortalecimento do mercado

Por muito tempo as organizações buscaram ser melhores que os seus concorrentes a qualquer custo, pois julgavam essa ser a única forma de obter sucesso no mercado. Entretanto, essa visão está cada vez mais ultrapassada. Quando todas as empresas conseguem trabalhar em conjunto, todo o mercado sai ganhando – assim como as próprias organizações.

A associação comercial busca incentivar esse fortalecimento do mercado. Através de trocas de serviços, produtos, contatos e experiências cada empresa associada sai ganhando nessa relação.

Além disso, uma empresa associada é inserida em um ambiente muito fértil, em que está em contato constante com potenciais clientes e parceiros – que podem colaborar para o desenvolvimento do seu negócio, criando relações em que todos são beneficiados.

Crescimento de todo o grupo

O incentivo de ações como compras e consumo coletivos possibilita a economia de escala, reduzindo custos e aumentando a competitividade dos associados – o que possibilita o crescimento de todo o grupo de forma conjunta.

Além disso, a atuação das associações comerciais como intermediárias em relações é importante tanto para os fornecedores quanto para os associados. Ambas as partes sentem-se seguras por conta da credibilidade da associação, resultando em bons negócios.

Reflexos na comunidade

Quem sai ganhando com o ambiente positivo criado por uma associação comercial é toda a comunidade. Afinal, empresas fortalecidas movimentam o mercado, oferecendo ótimos produtos e serviços para o consumidor.

Além disso, conforme as empresas locais se desenvolvem, novas oportunidades surgem para todos. Oportunidades de emprego, promoção de eventos, novas parcerias, ações sociais, incentivos culturais. Tudo isso é fomentado por empresas de sucesso no mercado.

A sua empresa já faz parte de uma associação comercial? Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

(extraído blog Facisc)

(47) 3444-3402

(47) 3444-2569

Área do cliente
X