Mesa Redonda CANAL DO LINGUADO

Plano diretor(continuação)
30 de agosto de 2019
Supermercado CHAPECÓ
17 de outubro de 2019

Promovida pela Associação Empresarial de São Francisco do Sul, realizada na última segunda-feira 02 de setembro, no auditório da entidade. Com importantes lideranças empresariais, autoridades militares, civis e convidados da ACISFS.
O evento teve como objetivo apresentar estudos do meio ambiente, com dados históricos de antes e depois do fechamento do canal, também atual geografia e hidrografia da região da baia Babitonga, e na Barra do Sul.

Experientes estudiosos das academias UNIVILLE ((prof. Claudio Tureck)) e UNIVALI (( Profº. Dr. João Thadeu de Menezes)), e junto com especialista e consultor ambiental Sr. Fernando Diehl, todos trouxeram material bem sintetizado que nos permitiu entender melhor o tema, afim de resgatar as potencialidades naturais da região, que servem de capital econômico ambiental, contudo, atualmente o entrave está em estudos não conclusivos, que não possibilitaram a decisão do Supremo Tribunal Federal em julgamento a uma Ação Civil Pública que envolve o canal do linguado.

Segundo o Procurador do Ministério Público Federal, Dr. Tiago Gutierrez, que explanou o tema jurídico. – “A crença geral é de que a Justiça Federal decidiu que o canal não seria aberto. Essa é a mensagem que transpareceu para a maioria da população. Mas é importante esclarecer que não foi bem isso que a Justiça decidiu”, disse o procurador.

Para Bruno Cezar (Presidente da ACISFS) a duplicação necessita acontecer como foi projetada, com ponte no canal do linguado, e os trabalhos do grupo com objetivo de resolver o impasse jurídico motivada pela Ação Civil Pública, dado a complexidade política e financeira, este tema fosse conduzido pela AMUNESC. – “Sem dúvida, a Associação dos Munícipios do Nordeste de Santa Catarina tem competência para liderar o tema”.

A Associação Empresarial tem o objetivo de manter o time da diretoria engajado no assunto, para acompanhar o desfecho desta ação civil pública, afim de não comprometer o andamento das obras da duplicação da BR 280, que já está licitada, e em obras.

(47) 3444-3402

(47) 3444-2569

Área do cliente
X