Com a participação de associados empresários e autoridades, a Associação Empresarial de São Francisco do Sul, reinaugura sua Sede, no centro histórico da cidade e, junto, comemora o aniversário de 109 anos, na manhã desta quinta-feira (27).
A história remonta ao século XX, em 27 de junho de 1915, onde, proprietários de armazéns de secos e molhados, de lojas de ferragens e de tecidos oficializaram a primeira ASSOCIAÇÃO COMERCIAL VAREJISTA DE SÃO FRANCISCO. No decorrer dos anos houve mudanças no nome oficial. Em 1926, a denominação altera para Associação Comercial e Industrial de São Francisco do Sul, na época já com sua totalidade de associados do ramo industrial e comerciantes da cidade. Em 2005 altera sua denominação para Associação Empresarial de São Francisco do Sul, seguindo o padrão da Federação Facisc.
O prédio da ‘nova’ Sede, localizada na ladeira Dr. Luiz Gualberto, na área central da cidade, já foi Sede da Associação Empresarial, tendo sido encerrada suas atividades em 2014. O Prédio em estilo colonial, agora está todo restaurado, dentro das exigências de patrimônio urbanístico e arquitetônico, como os imóveis do centro histórico, tombados pelo IPHAN desde 1987.
A restauração contou com profissionais da MRA Arquitetura no projeto e design interior com os associados Marcio Rosa e Lilian Hennemann e da MS2 Serviços com a associada Adriana Muller Saraiva na construção. Juntos buscaram requalificar os espaços internos levando em consideração o layout apropriado para o uso da Associação trazendo soluções arquitetônicas que tiveram como principal partido a funcionalidade, perenidade nos acabamentos, acessibilidade e valor estético. Um dos exemplos foi a retirada do reboco de uma das paredes do térreo, deixando os tijolos maciços aparentes, minimizando os efeitos que a umidade ascendente do solo trazia ao espaço, além de agregar beleza ao ambiente.
Na parte térrea com recepção, copa, sanitário adaptado e auditório para 20 pessoas. No segundo piso com um auditório para 60 pessoas, um sanitário e uma sala de apoio. A escada interna de madeira foi uma intervenção necessária para facilitar o acesso ao segundo pavimento, uma vez que os degraus antigos eram muito altos e ergonomicamente irregulares.
Segundo Silvia Fernandes, presidente Acisfs – gestão 2023/2024, voltar para a Sede oficial da Associação Empresarial é uma das missões da sua gestão, realizada na data de hoje.
“Devolver a ela, essa sede em uma estrutura tão linda, é uma das minhas principais missões de gestão. Mas tudo isso só foi possível, porque tenho ao meu lado pessoas comprometidas, pois somente através de uma diretoria fortalecida como essa que foi possível esta conquista”, disse Fernandes.
Para Silvia, a Acisfs é uma instituição que além de apoiar, qualificar, fortalecer as empresas locais, ela é uma fábrica motivadora se sonhos. O pouco tempo que está a frente da instituição pode testemunhar muitas empresas saírem da formalidade e passarem a ser exemplos a serem seguidos.
O evento contou com a presença do presidente da Federação das Associações Empresariais – Facisc, o empresário Elson Otto, que enalteceu a iniciativa da diretoria e a dedicação dos associados colaboradores.
“Um trabalho feito com muitas mãos, onde a dedicação de todos pode reconstruir um ambiente tão aconchegante aos empresários associados”. Otto também apresentou um panorama geral da Federação Facisc mostrando sua importância para o estado e aos empresários que possibilita uma ligação entre os associados com as parcerias colaborativas.
O evento contou com a participação de três ex-presidentes: André Veiga, Sergio Silveira e Jaqueline Gamper.
Também contou com a presença do prefeito Godofredo Moreira Filho, o vice-prefeito Sergio Murilo Carvalho de Oliveira – vereador da Câmara de Vereadores Ednilson Cardoso, Ten. Cel. Jailton Franzoni de Abreu – comandante 27º BPM, Edwilson Pascoal Mota – Chefe da Inteligência Aduaneira do Paraná e Santa Catarina, Roberto H. Estrugala – delegado adjunto da Receita Federal de SFS, Pastor Spiler Ferreira que abençoou a ‘nova’ Associação e todos os associados.
Cobertura: Jornal O Correio SC